Polícia de Londres faz explosão controlada de pacote suspeito em Embaixada dos EUA
22/11/2024
Agentes chegaram a isolar a região da representação americana, mas liberaram operações horas depois. Uma investigação do caso foi aberta. Terminal de 2º maior aeroporto da Inglaterra também foi evacuado e isolado. Policial britânico em frente à embaixada dos EUA em Londres durante investigação de pacote suspeito em 22 de novembro de 2024.
Reuters/Mina Kim
A polícia de Londres isolou a Embaixada dos Estados Unidos na manhã desta sexta-feira (22) após a identificação de um pacote suspeito do lado de fora da representação diplomática.
Segundo a polícia britânica, os agentes realizaram uma explosão controlada do pacote, o que gerou um "alto estrondo" no local. Os agentes afirmaram que estavam conduzindo uma investigação.
Horas após a explosão, a polícia liberou a embaixada para operações. "Indicações iniciais sugerem que o item era um dispositivo falso. Uma investigação será realizada. Alguns cordões de isolamento permanecerão, mas a maior parte da resposta policial será desmobilizada", afirmou a polícia metropolitana britânica em comunicado no X (antigo Twitter).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A Embaixada americana havia informado que a rua Ponton Road, nas margens do rio Tâmisa, foi fechada "por precaução". A representação diplomática dos EUA informou que retomou as operações normais após "as autoridades locais investigarem e liberarem um pacote suspeito encontrado fora da Embaixada", mas os atendimentos ao público foram suspensos nesta sexta e serão reagendados.
A embaixada dos EUA é localizada no sul de Londres. Os EUA transferiram sua embaixada de Mayfair, no centro de Londres, para um prédio de 12 andares em forma de cubo de vidro em Nine Elms em 2018, em parte por razões de segurança.
A área, anteriormente industrial, agora abriga dezenas de edifícios residenciais de alto padrão ao lado da Battersea Power Station, uma construção da década de 1930, reconhecida por seu tijolo vermelho e chaminés brancas, que foi reformada como centro de compras e turismo.
Aeroporto evacuado
Passageiros no aeroporto de Gatwick, 2º aeroporto mais movimentado da Inglaterra.
AP Photo/Matt Dunham, File
Um terminal do Aeroporto de Gatwick, em Londres, teve que ser evacuado nesta sexta após a suspeita de que um "objeto proibido" ter sido descoberto em uma bagagem, segundo a polícia britânica.
A Polícia de Sussex, força local, enviou uma equipe antibombas ao local e afirmou que um cordão de isolamento permanecerá no local enquanto a situação é resolvida.
"A polícia foi chamada ao Terminal Sul do Aeroporto de Gatwick às 8h20 desta sexta-feira após a descoberta de um item suspeito em uma bagagem. Como precaução, uma equipe de EOD (Descarte de Artefatos Explosivos) está sendo enviada ao aeroporto", afirmou a Polícia de Sussex em um comunicado.
Gatwick, o segundo aeroporto mais movimentado do Reino Unido, localizado cerca de 50 km ao sul de Londres, informou anteriormente que evacuou grande parte de seu terminal sul devido a um incidente de segurança.
As autoridades do aeroporto informaram no X que os passageiros estavam sendo mantidos fora do edifício enquanto o incidente prosseguia, e a polícia relatou um grande congestionamento na área, aconselhando as pessoas a evitarem a região.
Em um incidente separado, mais cedo nesta sexta-feira, a polícia de Londres realizou uma explosão controlada perto da embaixada dos EUA no sul de Londres após a descoberta de um pacote suspeito.