Forte terremoto na costa da Califórnia esvazia escolas e faz governo dos EUA emitir alerta de tsunami
05/12/2024
Tremor de magnitude 7,0 foi sentido a cerca de 60 km da cidade de Petrolia, nesta quinta-feira (5). Alerta para tsunami chegou a ser emitido para baía de São Francisco, mas cancelado uma hora depois. EUA cancelam alerta de tsunami após terremoto
Um terremoto de magnitude 7,0 foi sentido na costa da Califórnia nesta quinta-feira (5), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O governo norte-americano chegou a emitir um alerta de tsunami para partes dos estados da Califórnia e Oregon, mas retirou o aviso cerca de uma hora depois.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O alerta de tsunami abrangia a baía de São Francisco, onde vivem quase 5 milhões de pessoas. Moradores receberam avisos por telefone com a seguinte mensagem:
"Uma série de ondas poderosas e correntes fortes podem atingir as áreas costeiras próximas. Você está em perigo. Afaste-se das águas costeiras. Vá para terrenos altos ou para o interior agora. Mantenha-se longe da costa até que as autoridades locais digam que é seguro retornar."
Imagens de emissoras locais mostraram veículos deixando áreas costeiras e se dirigindo para regiões mais altas. A CBS News informou que escolas da região costeira da Califórnia foram evacuadas.
O Zoológico de São Francisco afirmou em uma rede social que todos os visitantes foram retirados do local. Funcionários e animais foram levados para espaços seguros.
O terremoto aconteceu às 10h44, pelo horário local (15h44, em Brasília). O epicentro foi registrado no mar, a 63 km da cidade costeira de Petrolia, segundo o USGS. Pouco depois, foi registrado um segundo terremoto de magnitude 5,8 no continente, próximo à cidade de Cobb, a 159 km de São Francisco.
Cerca de 19 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no norte da Califórnia. Pequenos danos foram registrados em casas e comércios da região.
“Foi um terremoto forte, nosso prédio tremeu, estamos bem, mas tenho uma bagunça para limpar agora”, disse Julie Kreitzer, dona de uma loja no norte da Califórnia.
Tremores menores também foram sentidos cerca de 10 minutos depois no Havaí, a mais de 3 mil quilômetros de distância da Califórnia.
LEIA TAMBÉM
'Big One': o terremoto devastador que é aguardado por cientistas na Califórnia
Moradores receberam alerta de tsunami pelo celular, nos Estados Unidos
Reuters
Alerta de tsunami é emitido para áreas da Califórnia e do Oregon, em 5 de dezembro de 2024
Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1